top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

[2006] Guerra entre Israel e Hezbollah no sul do Líbano

Veículos

🇫🇷 🇧🇷 🇵🇹 Radio France Internationale (RFI), 🇧🇷 Revista da CIP

Período

Julho e agosto de 2006

Entenda

No verão de 2006, entre julho e agosto no hemisfério norte, o exército israelense e as forças paramilitares do grupo xiita libanês Hezbollah entraram em um duro conflito, que durou 34 dias e matou mais de 2 mil pessoas.

O conflito ficou conhecido em Israel como "Segunda Guerra do Líbano" (Milhemet Levanon HaShniya) e, no Líbano, como "Guerra de Julho" (Ḥarb Tammūz). O estopim foi a invasão de território israelense por integrantes do Hezbollah, que sequestrou de volta para o Líbano dois soldados das IDF.

Alocado no norte de Israel, próximo à fronteira com o país vizinho, cobri o desenrolar do conflito e o cessar-fogo que se seguiu para os serviços em português do Brasil e de Portugal da Radio France Internationale (RFI). Também escrevi artigo opinativo para publicação da comunidade judaica de São Paulo. Anos mais tarde, os dois soldados sequestrados seriam trocados, mortos, por dezenas de palestinos em um acordo.

Imagem mostra soldados israelenses com bandeira do Hezbollah rasgada

Fiz a cobertura da Segunda Guerra do Líbano, no verão de 2006, dia a dia a partir do norte de Israel, que faz fronteira com o sul do Líbano, onde o Hezbollah age. Foram 34 dias de trabalho circulando na região.

bottom of page