O rio Amazonas é o segundo rio mais extenso do mundo, percorrendo quase 7 mil quilômetros e cruzando três países (Peru, Colômbia e Brasil), além de outros quatro (Venezuela, Bolívia, Equador e Guiana) em sua bacia hidrográfica.
Para contar a história do Império Romano, esse mapa de 1824, digitalizado pelo site David Rumsey Map Collection, usou o curso do rio e de seus vários afluentes para explicar como o império surgiu e cresceu.
Clique na imagem ao lado para ver o mapa em detalhes
Como destaca o site do jornal norte-americano Washington Post, “os pequenos afluentes que alimentam o Amazonas (na imagem) representam as inúmeras tribos menores, os reinos e as regiões que os romanos capturaram ao longo de mais de oito séculos de conquistas e de expansão”. Na nascente do rio é possível ver Roma, fundada em 753 a.C. (o mapa, incorretamente, grafa 752 a.C.)
Uma curiosidade: você sabia que Roma (que esteve no noticiário na semana passada depois de um terremoto de magnitude 6,2 que matou ao menos 240 pessoas em Amatrice, a 150 km da capital italiana) é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano?
Comments