top of page

Meus projetos

Tráfico de bebês

Ao longo dos anos 1980, uma quadrilha chefiada por Arlete Hilu traficava para fora do Brasil bebês nascidos do país em famílias pobres para vendê-los para famílias estrangeiras interessadas em adotar uma criança. O esquema pode ter sido responsável por tirar do país até 12 mil crianças e a maioria era levada para Israel.

Como jornalista, tenho me debruçado sobre este assunto desde 2012, levantando informações, entrevistando pessoas envolvidas, autoridades, especialistas, adotados, famílias biológicas e adotivas etc. Saiba mais.

baby-story-5647_112316103934_edited_edit

Judeus árabes

Contrapondo o amplo conhecimento e produção de informações sobre os horrores do Holocausto, o extermínio sistemático de milhões de pessoas, entre as quais 6 milhões de judeus europeus, muito pouco se fala sobre o êxodo, forçado por políticas nacionalistas e antissemitas, de centenas de milhares de judeus de países árabes e muçulmanos, anos mais tarde, principalmente entre as décadas de 1950 e 1970. Como filho e neto de judeus egípcios que foram "convidados" pelo governo Gamal Abdel Nasser a se retirar do país, numa viagem carimbada em vermelho no passaporte como "sem retorno", tenho pesquisado para contar esta história. Milhares de judeus árabes vieram parar no Brasil. Entenda.

judeus árabes.jpg

Um foca na sexta

Em julho de 2013, criei Um foca na sexta, projeto que buscava dar sentido e otimizar orientações, antes esparsas e desorganizadas, que eu vinha oferecendo a estudantes de Jornalismo ao ser procurado após aulas e palestras minhas em faculdades sobre jornalismo internacional, cobertura de conflitos, formação profissional etc. A ideia era oferecer uma plataforma para bons textos que refletissem sobre a profissão e o fazer jornalismo, permitissem um olhar para as nossas falhas, de forma a aprender com os acertos, e para lembrar sempre que o jornalismo não é só de dramas e melodias, glamour e frustrações, mas que envolve papel social importante e exige ética e responsabilidade. Conheça.

Um foca na sexta.jpg

SAS Brasil

A partir de 2017, passei a me envolver voluntariamente com a startup social SAS Brasil, criada em 2013 e atuante na área da Saúde em todo o país, especialmente no Brasil profundo e em regiões extremamente vulneráveis. Minha primeira participação foi em uma viagem para o Nordeste. Fiquei tão impressionado que decidi me envolver mais intensamente. Ainda em 2017, fui responsável por criar a área de Comunicação da entidade, uma necessidade que vinha se apresentando cada vez mais urgente diante do rápido crescimento. No seu 10º aniversário, a SAS Brasil celebra seu crescimento, para o qual a Comunicação deu grande colaboração. Conheça a entidade.

SAS Brasil.jpg

Coberturas no Oriente Médio

Ao longo de quase 8 anos, entre 2003 e 2011, vivi no Oriente Médio, baseado em Israel, e cobri a região, acompanhando Israel, Egito e Jordânia. Fiz a cobertura de incontáveis acontecimentos locais para veículos brasileiros e estrangeiros. 

 

Alguns dos temas que cobri incluem fatos do conflito local, eleições nos diferentes países, morte de lideranças locais com impactos severos, temas de cotidiano e sociedade, assuntos de tecnologia, saúde e ciência, inovação, esportes etcSaiba mais

205180_5f6506674486c_edited_edited.jpg
bottom of page