Muita gente já sabe, especialmente porque ele sempre conta, que eu sou o autor de um trabalho “de 300 páginas” sobre Nahum Sirotsky, meu mestre no jornalismo, meu “avô” postiço, meu amigo. O trabalho tem bem menos de 300 páginas, mas está recheado de excelentes histórias que ele me contou no agradável tempo em que eu tive a oportunidade de conviver com ele!
Histórias de Nahum Sirotsky, a atuação de um dos protagonistas do jornalismo brasileiro nos últimos 60 anos
Enquanto procuramos uma editora interessada em transformar em livro a história dele, com quase 70 anos de jornalismo, e ainda ativo, resolvemos colocar parte do meu “trabalho de 300 páginas” na Wikipédia em português, criando um artigo até então inexistente.
Como os artigos por lá são colaborativos, se você tem alguma informação sobre o Nahum que não aparece, fique à vontade para adicionar (ou me enviar e eu farei isso, com prazer). Ainda falta muita coisa, e o artigo está crescendo um pouco cada dia.
(UPDATE) Agora, também, a obra-prima do Nahum, a revista Senhor, lançada em 1958, tem página na Wikipedia. Ainda está começando a engatinhar, mas vale a leitura!
Comments